quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O lixo nosso de cada dia

Outro dia, ao abrir a página de um site, as manchetes da área destinada à música eram: “Casamento de Amy acabou, diz jornal”, “Madonna empresta livros para converter Britney Spears à cabala” e “Michael Jackson deve depor em caso de príncipe”. Fiquei pensando “Ta, e daí? O que é que eu tenho a ver com isto?”. Não é novidade para ninguém que fofoca vende. Mas colocar isto na área destinada à música, para mim, já é apelação. Não deveria estar na área de celebridades?

Em um país onde a cultura já é defasada, o jornalista, que tem como dever trabalhar em prol da sociedade, suprindo-a de informações relevantes, acaba fazendo o contrário, e no espaço reservado à cultura, você acaba encontrando lixo.

Geralmente a desculpa por parte destes produtores de desinformação é “Mas é disso que o povo gosta! Se você faz um trabalho que exija um pouco mais de intelecto, ninguém presta atenção!”. E então fico eu a pensar: será que é disto que realmente o povo gosta? Não sei. É muito duro ter de acreditar nesta afirmação. Posso ser romântico? Talvez. Mas prefiro assim.

Nenhum comentário: